sábado, março 12, 2005

Cumprimentar e agradecer

Já repararam que existem profissões, em que não é necessario falar ... apenas cumprimentar e agradecer!!
- Tipo os gajos das portagens das autoestradas, «Bom dia\tarde\noite!!...obrigado!!!».
Mas os melhores são os deliciosos "Picas", que de igual forma executam o «Bom dia\tarde\noite!!...obrigado!!!», mas com uma pequena nuance ... quando o "Pica" já conhece o cidadão, e sabe que ele tem passe ... o "Pica" executa uma mistura de cumprimento com agradecimento ... «Bomdicumestábrigado» !!

11 de Março

Para variar ..... que Deus me perdoe!!
Será que as pessoas de Madrid quando veem na rua gajos estilhaçados (do tipo sem braço, ou sem perna), pensam que foram vitimas do fatidico 11 de Março?

sexta-feira, março 11, 2005

Putos no carro do pai

Das coisas que mais odeio são miúdos que andam no carro do pai e dão aquele ar de proprietários do dito veículo. Ver um miúdo de vinte e poucos anos num Mercedes E, num Jaguar ou num BMW 5 ou 7 a dar aquele ar de puto pintas num carro de pai de família (pai de filhos já universitários) é das coisas que mais me afectam.
Se eu andasse numa banheira destas era sempre mandado parar para mostrar os documentos do carro, que o meu pai era o feliz proprietário e que eu não o tinha roubado a um empresário do norte. O gozo de conduzir um bólide destes era suplantado pelas chatices provocadas pela idade do condutor. Se por acaso o puto pintas está acompanhado de outro puto pintas ou semi-pintas o caso é ainda mais grave, devia dar direito a apreensão do título de condução.
O caso só muda figura se por acaso estiver uma senhora de meia idade (para cima) no banco de trás ou um homem de barbas no lugar do morto - casos em que uma figura mais velha empresta à situação uma credibilidade intocável.

segunda-feira, março 07, 2005

Compras

Quando vão comprar algo preferem que as qualidades do produto em questão sejam evidenciadas através de um binómio (qualidade/preço) ou que nos apresentem um ratio?

Choques

Tornou-se agora hábito aos partidos concorrentes a eleições propôr sempre choques à vida dos portugueses para quando chegarem ao poder (fiscal, tecnológico, de gestão, etc...).

Curtiam que houvesse um partido que prometesse um choque frontal?

Olhando para a sinistralidade rodoviária, essa sim era uma medida adequada ao nosso estilo de vida!

domingo, março 06, 2005

Forças ocultas

Já alguma vez ouviram algum programa de rádio de discos pedidos? Daqueles tipo na Rádio Popular ou na Seixal FM? Concerteza que já. A minha paranónia é a seguinte: Toda a gente que liga para lá depois de pedir a musica (Ex. "A desfolhada" de Simone de Oliveira, "A Tourada" de Fernando Tordo ou "Recordar é viver" de Vitor Espadinha) faz as dedicatórias e tudo bem.
Mas sempre à despedida dizem sempre: "já agora dedico também ao senhor(leia-se o nome do locutor) e também ao auditório". Concluio que é uma força oculta, que mesmo que não se queira dedicar ao locutor/auditório ela incute nas pessoas esse espirito.
Acredito mesmo no fenómeno que estou tentado a dizer, que se mesmo eu, ligasse para lá para por à prova a teoria era sugado pela força e ela iria falar por mim tipo nas cenas do filme de Woody Allen "Escorpião de Jade"!!!

Árvores que comem Homens

Esta é um tanto ao quanto macabra!!
Nunca pensaram que as árvores que estam plantadas nos cemitérios, obviamente que comem pessoas, e será de esperar que sejam como os comunistas .... que comam "meninos" ao pequeno almoço!!!
Será que agora se paga para não ter pintura metalizada nos carros?!

Barómetro de desenvolvimento

O desenvolvimento de uma localidade é, regra geral, medido pela população residente e flutuante, pela pelo preço do cabaz de compras, pelas infraestruturas ao serviço dos cidadãos, pela corrrupção nos órgãos directivos, enfim por um número de coisas, que a meu ver ou estão desactualizados ou não servem para nada.
No meu entender o barómetro devia ter como base os seguintes os seguintes critérios:
-A existência de um café central
-A existência de uma colectividade desportiva sem fins lucrativos com equipa de futebol e outras modalidades de ordem menor que são praticadas por um único habitante (badminton, pesca desportiva ou qualquer derivado do atletismo)
-Torneios de chinquilho/malha, damas, sueca mensais ou bi-mensais
-Festas de Carnaval, Páscoa e Natal na colectividade (no Natal há distribuição de presentes aos filhos dos sócios)
-A única possibilidade de concorrência ser ao nível de mini-mercados
-A existência de um posto médico (nem vale a pena sonhar num centro de saúde)
-Haver um banco na localidade, que num primeiro momento é obrigatoriamente uma Caixa de Crédito Agrícola mas depois é comprada ou arruinada por um banco privado qualquer

sábado, março 05, 2005

1 Dólar !?!?!?!

Estava no outro dia a ver o telejornal e vi uma reportagem sobre a pobreza extrema em África onde se referia o aumento do número de crianças atingidas pelo flagelo chegando a serem contabilizadas em milhões.
Então o locotor "chuta" uma série de estatisticas e números para credibilizar a coisa, e diz que de acordo com a ONU ou Observatório Europeu (ou lá o que era) há milhões de crianças em África que vivem com cerca de 1 Dólar por dia.
(Atenção: não quero parecer racista com o que vou dizer mas é sinceramente o que eu penso)
Epá como é possivel isso: Pensem como é possivel alguma daquelas crianças arranjar 1 Dólar por dia...!!! Pergunto, qualquer pessoa, incliundo qualquer um de nós, como seria possivel se fossemos uma criança daquelas com a barriga cheia de ar e que vive no meio do mato arranjar 1 Dólar? Francamente isso é impossivel...!!!
Imaginam aqueles miudos a mexer numa George Washington no meio daquela miséria!!?? É que se fosse no Brasil ainda é como o outro porque há sempre a susceptibilidade de aparecer um turista alemão que dê 1 Dólar ao moleque mas ali não passa mesmo ninguem.
Assim acho mais justo que se diga que vivem com 1 kwanza, 1 Rand, ou mesmo 1 escudo cabo-verdiano, porque se dizem Dólar deturpam a coisa!!!!

Diamantes negros

Se fosse mulher com quem gostaria eu de casar??
Qual Beckham, qual Bill Gates,qual Herdeiro do Mónaco qual quê!!
- Imaginhem só o poder de serem casadas(os) com qualquer uns dos lideres\ditadores de Africa!
*Comparem só o poder da senhora Fradique de Menezes com a Victoria Beckham
*Em termos de Louis Vuitton, comparem a senhora Ana "Eduardo" dos Santos" com a senhora "Gates".
*Agora pensem, nos diamantes que o Herdeiro do Mónaco oferece a namorada, comparados com os que o filho do Nino Viera oferece á sua namorada!!
- Algo incomparável, não acham??
Concelho: Sendo os "diamantes eternos" que tal darem um pulinho a Cabinda ou a qualquer cimeira da CPLP!

Cemitérios avulso no futuro

Nunca se intrigaram como vão ser os cemitérios na zona metropolitana da Lisboa, daqui a 20 anos?
Atendendo á densidade populacional dessas regiões, será que quem morre daqui a 20 anos em Odivelas terá espaço para ser enterrado?.....ou a Câmara terá que fazer um empréstimo obrigacionista ao Banco Fonsecas e Burney para comprar terrenos ao concelho de Loures?
E tipo aldeia da Luz..... quando no antigo cemitério de odivelas for feito um condominio privado, e os corpos tiverem que ser trasladados para terrenos ilegais na Bobadela.... o que implica vigilias na Assembleia da República, com populares revoltados contra o padre da paroquia ( com cartolinas verdes escritas com marcadores de filtro preto a dizer: Bobadela não! São joão da Talha sim!)

quarta-feira, março 02, 2005

Os Bonecos do Futuro

Muitas vezes me interrogo: Como é que as empresas de brinquedos, tendo claramente esgotado o filão de bonecos relacionados com extra-terrestres e forças especiais, não se viraram ainda para um filão de heróis e vilões virtualmente infinito: A Bíblia.
Imaginem o sucesso potencial de alguns destes produtos:

- "Moisés - Agora com TODAS as 7 Pragas! Inclui vara e Mar Vermelho!"
- "Monte Sinai - Com Sarça Ardente e Microfone! Dita os TEUS Mandamentos!"
- "Monte Ararat - Inclui Noé e Arca! (Família e animais não incluídos)"

Não acham que qualquer criança adoraria vencer egipcíos e filisteus com "action-figures" destes e tantos outros personagens?

Orçamentos de Seres Humanos nas Obras Públicas

Venho aqui hoje alertar-vos para algo em que seguramente já pensaram: Os orçamentos de pontes, viadutos etc., contemplam CLARAMENTE um item de custos relativos à morte de imigrantes ilegais! Parece-me claro que por cada ponte, o empreiteiro terá que colocar no orçamento: "12 trabalhadores ilegais" (já para sobrar, bem entendido). Imaginem a cara do mestre de obras a pedir ao empreiteiro mais trabalhadores ilegais, dado que os andaimes "este mês foram terríveis". E a cara do empreiteiro a justificar a derrapagem orçamental de trabalhadores ao concessionário da obra e este a retorquir: "Ó Silva, não pode ser! começou por me dizer que iam ser 12, só o mês passado foram 18! Se isto continua assim, não há imigrante que vede! Espere aí que eu vou ligar para a Moldávia a ver o que lhe arranjo, mas veja lá se estima estes, ouviu?!"
Para concluir, dado o flagelo da imigração ilegal em Portugal, pergunto-vos: Será que no âmbito do concurso público prevalece o politicamente correcto e ganha a obra com o MENOR número de imigrantes tidos como "quantité negligéable", ou vence a urgência do controle da imigração ilegal e a obra com MAIS imigrantes é a vencedora?

Ensombrar

Ocorreu-me ontem à noite que o verdadeiro barómetro do prestígio do ser humano é em que medida a sua morte tem o poder de ensombrar um qualquer evento que se quer festivo.
Imaginem a vossa aura de prestígio se, morrendo vocês no dia na final dos 100m dos J.O., as notícias começassem com: "A final olímpica de hoje foi ensombrada pela morte de..." E nem vale a pena falar do valor facial que teria a vossa morte se ensombrasse um qualquer processo de paz...

terça-feira, março 01, 2005

Papa

Que a comunicação social gosta de fazer alarde de tudo o que possa ser um grande furo jornalístico não é novidade para ninguém. Mas de facto no que toca ao estado de saúde do Papa esse aproveitamento tem sido por demais evidente.
O que pretendo realçar é o seguinte....já repararam que nos últimos dias, os noticiários têm começado com notí­cias altamente banais relativamente à sua situação clí­nica? De facto e por trás de tudo o que é dito e adiantado, o que salta à vista é que a grande notí­cia que de facto há para dar é : "O Papa ainda não morreu!!!". Tudo o resto é poeira à volta do assunto. A minha sugestão é a seguinte...genérico inicial, o relógio a fazer a contagem até chegar às 13:00:00, abertura do jornal e notí­cia de abertura " o Papa ainda não morreu", de seguida avançava-se no alinhamento do noticiário. Poupava-se tempo ao espectador e sintetizava-se logo o importante da questão, aquilo que todos querem saber.

Agora a verdadeira paranóia....será que o Papa enquanto está hospitalizado está vestido de Papa na maca ou tem um daqueles pijamas dos hospitais com as iniciais da clí­nica bordados no bolso da camisa?

domingo, fevereiro 27, 2005

Desde...

Já há uns anos a esta parte que gosto de ler artigos de opiniao em quase todos os jornais. Mas os que mais gostava eram aqueles que começavam com a palavra "desde". Invariavelmente, o eurodeputado Mário Soares começava as suas crónicas com o célebre: "Desde Bruxelas" ou "Desde Estrasburgo" (conforme a jantarada) e assim começavam quase todos os seus artigos.
Por tudo isto vou recomeçar o meu post.

Desde Barcelona...

Carlos Lopes Bafanabafana!!

Há uma paranoia que ja me atormenta à bastante tempo e que agora vou partilhar.
É cada vez mais frequente ver-se nas selecções nacionais europeias, nas diversas modalidades, desportistas de origem africana, sendo exemplo, Francis Obikwelu, Makukula, Olisadebe, etc.
Até aqui tudo bem, mas o que realmente eu acho que devia ter uma certa piada era a situação completamente invertida:
Já viram o que era por exemplo o Carlos Lopes ou a Rosa Mota terem ido trabalhar, desde novos, para o Gana ou Namibia e depois serem naturalizados sendo que depois se tornariam atletas e passariam a vestir as cores desses paises!!!!
Ai sim seria a subversão da coisa, com os nacionais desses países a verem pela televisão as provas e a dizerem: "isto é uma vergonha,estamos a perder identidade", "antigamente não havia nada disto", "apesar de serem bons não precisamos de brancos para ganhar", "o gajo nem sabe cantar o Hino", etc, etc

Assim imaginem a coisa em Los Angels/84, na cerimonia do pódio:

And now the Olympic Champion, representing Gana, Carlos Lopes....!!!!!

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Mourinho na oposição

olá!
Cheguei tarde, mas ainda a tempo d vos tentar exprimir toda esta diarreia mental, q m persegue até ao fim dos meus dias!
Vou começar as minhas intervenções, com uma reflecção politica (n serias isto um blog)!
Após o "domingo sangrento domingo" da noite das eleições ocorre-me uma paranóia intrigante:
* Imaginem só, o Mourinho lider da oposição!
- os silencios com os jornalistas!
- será q o Presidente da Assembleia lhe concedia mais tempo com medo?
- imaginem o gajo tirar o Marques Mendes e por a Adalberto João a 15 dias das eleições!
- imaginem o Mourinho a distribuir cassetes do Louçã a fumar gansas!
- obviamente após ganhar autarquicas, europeias, aborto, regionalização, presidencias e legislativas iria ser contractado para o PP Espanhol (sendo o sonho dele ser Berlusconi!)
- será q qd ganhar, vai ao D. Pedro Hotel ou vai com a familia ver a "Rainha da sucata" ao Politeama?
- Imaginem o Mourinho a rasgar a gravata ao Jaime Gama!

Desastres Naturais Nocivos

Reparei há pouco que os meus últimos 2 posts foram - despropositadamente - dedicados à temática religiosa, especificamente à causa de Fátima....assim, e para variar radicalmente o tema a debater, exponho-vos uma nova pranóia que me persegue.

Qual será a razão para que sempre que há um naufrágio de um barco, esse barco tem de conter uma qualquer substância altamente nociva/cancerígena/poluidora? Já repararam que só se afundam petroleiros, barcos com substâncias radioactivas, transportadores de químicos ou diesel, etc....? E para agravar, só se afundam quando trazem consigo os depósitos cheios e sempre ao largo de uma qualquer costa altamente fragilizada e sem meios para combater a tragédia!

Porque é que nunca se afundam barcos com cenas benignas para as águas e para a costa? Estilo um barco com automóveis por exemplo, ou um contentor cheio de alimento para uma espécie em vias de extinção...