domingo, maio 08, 2005

El Rey Dom Sebastião

Como todos sabeis Dom Sebastião é o "Mito", é o desejado, é o Salvador, é por quem todos os portugueses esperam numa manhã de nevoeiro, é ELE que nos faz ter esperança num futuro melhor.
Todos nós crescemos com a ideía de que aquando do regresso (sim porque vai voltar) ELE vai tirar Porugal das trevas e vai ser o Salvador de um país mergulhado na decandência.
Desta forma, havendo um sentimento colectivo de que ELE é o Salvador, ao jovem Rei é-lhe reconhecida toda a legitimidade para ocupar os destinos dos país quando regressar.

Agora nasce a dúvida que me atormenta:
Será que quando ELE regressar as Instituições Políticas vão-lhe delegar todos os poderes?
Passo a explicar: É que na realidade se lhe é reconhecida legitimidade(pelo menos moral) será óbvio que o Presidente da Républica, a Assembleia da Républica e o Governo aquando do regresso deleguem e transfiram os seus poderes para ELE porque ou é o Salvador(com todos os poderes a que tem direito) ou não é nada...
É que não tem sentido ELE ser o Salvador e depois ser esvaziado de poderes para conseguir executar tão árdua tarefa.
Resta saber se os altos dignatários não se agarram ao poder com afirmações do género:"Epá ELE é o Salvador mas pera ai, isto mudou, estamos numa democracia, bla,bla,bla" ou "É preferivel encontrar uma solução que não cause transtornos a nínguem"

P.S.-Outra paranóia decorrente desta é a forma como El Rey virá vestido: Será que vem com a roupa feita em farrapos e com feridas? Será que já vem actualizado, com óculos escuros e gel? Será que vem novo como quando morreu? Ou virá já velho com dezenas de anos em cima?

Sem comentários: