quarta-feira, maio 10, 2006

Casa do Emigrante do Imigrante

Há uns tempos fiz uma viagem pelo Minho e deparerei-me com as constantes e inigualáveis Casas do Imigrante, com o belo do azulejo e aquele telhado inclinado a fazer lembrar a neve dos Alpes Suiços, daí surgiu-me uma paranóia alarmante!!!
Portugal está a ser invadido por novos colonizadores ... então pensem lá comigo :
Esses Imigrantes vindos das Áfricas, das Américas e até dos Orientes vão logicamente ser influenciados pelos costumes Portugueses, logo quando regrassarem, para além do caldo verde e das moelas tambem vão levar Arquitectura tradicional Portuguesa, agora debochem comigo .....
- Imaginem daqui a 10 anos na Cidade da Praia, em Cabo Verde, casas com granito!!!
- Imaginem em Beijing casas com a risca azul de Óbidos... era lindo!!
- Solares Limianos em vez das Fazendas Brasileiras!!!...etc!!!
... mas bom, bom, bom, vai ser o plágio das Casas do Imigrante pelos próprios Emigrantes, ou seja, a Casa do Emigrante do Imigrante onde teremos no Lobito (por Exemplo), casas com os tais azulejos o telhado inclinado (preto), a fonte do Menino de Bruxelas a fazer xixi e a bela da águia ao portão ... a ver quem passa!!!
... a verdadeira Globalização!!!

7 comentários:

Espanhol disse...

gostei do blog ;)

Ana con eicao disse...

eu acredito na inovação! mas acredito também, que as saudades de casa e a necessidade de identificação cultural (com o nosso país ou aquele onde estabelecemos residência por muito tempo) nos leve a imitar ou a perpetuar o que de menos interessante possa existir...como a arquitectura de uma casa feia, p.e.! no final é tudo uma questão de gosto! já eu vou pôr um pato de porcelana à porta do meu estaminé! :)

Anónimo disse...

A gaita toda é que as coisas não podem deixar de ser mesmo assim. O que dá que pensar é vermos isto a acelerar com uma velocidade que - qualquer dia e sem dar por isso - estou a mandar construir uma cubata para minha residência (já existem nas praias para decorar "chapéus de sol").

Anónimo disse...

Sim senhor!!!!!!!!

Anónimo disse...

Estou exactamente à procura de uma casa dessa para uma pequena reportagem fotográfica. Diga-me por favor em que locais encontrou casas alpinas no minho. Fico à espera. obrigada.

Anónimo disse...

para os lados de cerveira havia um exemplo espetacular da "maison suisse"... ja nao me lembro é da terrinha que era (mesmo junto á estrada). Existe também la uma com um mini zoo com estatuas nos jardins, esta ultima é de ficar de boca aberta... pena nao ter tirado foto.

Anónimo disse...

Acho que tens as referências todas trocadas. Devias informar-te melhor sobre o assunto em fontes legítimas.