quinta-feira, agosto 03, 2006

Ementas Pretensiosas

Se há coisa que eu gosto quando vou a um casamento, é reparar no contraste entre a relação descrição da ementa versus prato que aparece à nossa frente.

No último onde estive, para além do típico animador da festa, acompanhado do seu indispensável orgão mágico, haviam autênticas jóias gastronómicas na ementa.

O meu apetite começou a despertar ao ver que nas sopas podia optar entre 2 verdadeiras pérolas: Caldo de Aves ou Creme do Mar. Obviamente que à primeira correspondia uma singela Canja de Galinha, ao passo que a segunda era nada mais que uma vulgar Sopa de Peixe.

Mas como o melhor está para o fim, que tal deliciarem-se com um requintado prato de Postas de Cherne com Batatinhas au Vapor!?!?!?...o que em português quer dizer Cherne com batata cozida!!

Pergunto-me quem será o génio que estará por detrás destas descrições? É preciso ser-se um grande criativo para sacar estas ideias.

Se a moda pega, qualquer dia pergunto eu:

" Mãe o que é o almoço hoje?"

" Hoje como é dia de festa, preparei um suculento prato de Sortido de Carnes Secas guarnecido com legumes, acompanhado com Arroz e Batatinhas au Vapor."

"Hummmm.....parece-me delicioso!!"

" Pois, pois....deixa-te lá de merdas e come lá o teu Cozido à Portuguesa!!"

7 comentários:

IsaMar disse...

genial este post.

Anónimo disse...

MEC is really back.

http://miguelestevescardoso-mec.blogspot.com/

Sue disse...

Está demais, a verdade é que as comidas/iguarias nos casamentos são mesmo uma decepção. Apregoam tanto com nomes tão atractivos e depois é uma mísera colher de sopa de puré no lado esquerdo do prato, um molhinho de vegetais (espinafres ou outros que tal) e a posta de peixe/ou pedaço de carne normalmente nada comestível.
O que vale a pena são mesmo as entradas.
Por isso, é que os casamentos já não são o que eram ehehehe
Beijinhos e gostei muito do teu blog. Até à próxima...

Anónimo disse...

Depois de nove belos casamentos este verão só posso concordar com esta paranóia...porque é que inventam tanto se são desmacarados quando a comida chega ao prato??
Acreditas na primeira vez...depois nos próximos já lês com olhos de "TUGA"... a sopa não é sopa é "creme"...
Agora já não dizes que vais comer sopa da pedra...mas sim creme de pedra!!Deve ser mais "in"....llooll!!!

Beijinhos Mónica

Pedro disse...

creme de pedra.....gostei!!! eheheh

Pseudo disse...

Se desvirtuarem o "Cozido à Portuguesa", atiro com uma "enrolada de coco" à cabeça de alguém!

turbolenta disse...

Concordo quase em absoluto porque, na verdade, os nomes raramente correspondem à realidade, e ,geralmente come-se muuuuiitoooo mal.
Nos casamentos ,nas aldeias, é muito melhor!!.Não há nomes pomposos mas há comida saborosa e com fartura .
Mas o ano passado fiquei agradávelmente surpreendida.Espantada mesmo.. Fui a um casamento cujo copo de água foi numa Quinta , que não conhecia, ali para os lados da Malveira.
Bem...entradas à fartazana.Comida bem feita, com fartura e havia mais para quem e enquanto quisesse repetir.Das sobremesas...nem falar..de comer e chorar por mais.
Animação diversificada para todas as idades.
Assim sim...vale a pena chamar os amigos e dar-lhes de comer..
Passe a publicidade,(que não ganho nada com isso)pode espreitar:

www.quintadocasalnovo.com